Encontro “Diversidade Religiosa no Ambiente Escolar” (12/11/2019), em São Paulo

No dia 12 de novembro (terça-feira) a partir das 19h30, ocorrerá o encontro “Diversidade Religiosa no Ambiente Escolar” promovido pela editora Piraporiando.

O evento tem foco no público escolar (professores, coordenadores, gestores) e propõe uma análise dos danos causados pela intolerância religiosa dentro das escolas. Dialogar sobre soluções, ouvir casos reais e pensar coletivamente em ações e projetos que contribuam para uma maior equidade nas escolas e na sociedade é o objetivo principal proposto pela Piraporiando neste evento.

Para compor o grupo de convidados e convidadas, teremos a presença de:
Silas Fiorotti, cientista social, mestre em Ciências da Religião (Umesp) e doutor em Antropologia Social (USP). Atua como pesquisador colaborador no CERU-USP e no CERNe-USP, como professor colaborador no CPPG-FMU, e coordena o projeto Diversidade Religiosa em Sala de Aula.
Cintia Quina da Silva, historiadora e mestranda em Educação (Unifesp). Professora de História, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso da rede pública (SEE-SP). Pesquisadora da área de história africana e afro-brasileira, intolerância religiosa em relação às religiões de matriz africana, questões de gênero e educação antirracista.
Najla Ghabar, pedagoga, psicóloga e mestre em Ciências da Religião (PUC-SP). Professora de Ensino Religioso no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Em 2017, em parceria com educadores, criou o Terra Roxa Vivências Culturais, empresa que elabora e promove o projetos sonhando transformar vidas a partir de vivências e experiências sensoriais únicas no contato com o mundo que nos cerca.
Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, será a mediadora do evento. Formada em Gestão Ambiental com Especialização Socioambiental pela UFRJ e Produção Cultural. Especialização em Educação pela PUC. Cursou “Racismo na Infância: uma forma de maus tratos”, no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Fundadora da editora Piraporiando.

2019-11-12-evento-div-rel-na-escola

Onde: no Civi-co, Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445, Pinheiros, São Paulo, SP.
Data: 12 de novembro de 2019.
Horário: 19h30 às 21h30.
Público: Professores e professoras, coordenadores e coordenadoras pedagógicas e demais gestores e gestoras escolares.
— Número máximo de 50 participantes.
— Evento gratuito mediante inscrição prévia: <http://bit.ly/Diversidadereligiosa>.

* * * *

Coletivo por uma Espiritualidade Libertária lançou o informativo Diálogos & Espiritualidade que aborda a questão da intolerância religiosa. Para saber sobre o projeto Diversidade Religiosa em Sala de Aula, leia os textos “Por que falar de religião em sala de aula?” e “É preciso combater a intolerância religiosa na educação básica”.

Informações (sobre cursos, palestras e oficinas) e contatos: <espiritualidadelibertaria@gmail.com>.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s