Quem somos

Quem somos?

Somos principalmente um grupo diversificado e heterogêneo, e essa heterogeneidade nos une. Apesar das diferentes crenças, buscamos uma espiritualidade libertária.

O que vem a ser essa espiritualidade libertária?

Nada está definido, nem precisa estar. Por isso, enfatizamos nossa precariedade. Não somos donos da verdade. Somos desafiados a aprender a ouvir vozes discordantes, principalmente daqueles injustamente tachados de “incrédulos”, “incultos”, “pecadores” e “hereges”. Reconhecemos que todos e todas possuem suas “verdades” e têm o direito de criarem suas próprias heresias.

Reconhecemos a espiritualidade como uma parte intrínseca da vivência humana, tão rica, diversa e fundamental quanto a sexualidade e as idéias.

Neste contexto, refutamos os limites impostos às religiosidades e espiritualidades pelas instituições, seus líderes, seus dogmas, suas normas e grades de leitura. Não queremos, nessa busca por uma espiritualidade libertária, agradar nenhum poderoso ou grupo dominante. Queremos valorizar a vida humana e toda a criação divina, assim como sua vocação criativa, através de relações mais fraternas e solidárias, queremos pensar e viver modos alternativos de relações sociais. Por isso, lutamos contra o uso de qualquer religião ou crença para promover algum tipo de preconceito ou injustiça e lutamos contra a intolerância religiosa.

O que fazemos?

Todos os meses nos reunimos em diálogos, na cidade de São Paulo, onde discutimos diversos temas, que são escolhidos por meio de sugestões e consensos. No mês de janeiro de 2014, organizamos nossa primeira Campanha Contra a Intolerância Religiosa. Além disso, publicamos a revista Espiritualidade Libertária (ISSN 2177-4331) e ministramos cursos e palestras.

Como nos encontrar?

Entre em contato conosco:
espiritualidadelibertaria@gmail.com
www.espiritualidadelibertaria.com
fb.com/EspiritualidadeLibertaria
@ESP1R1TU4L1D4DE

Anúncios

11 opiniões sobre “Quem somos

  1. Olá pessoal da revista,

    Estou começando nas traduções e tenho alguns textos de Emma Goldman e outros de teoria anarquista em geral inéditos em portugues, entre ensaios, panfletos e artigos, gostaria de saber que tipo de textos-autores-temas vocês estão aceitando para a revista, ou se neste número só estarão aceitando textos
    relacionados a Jacques Ellul????

    obrigado.
    José Paulo

    • Olá, José Paulo,
      Fico feliz com sua disposição em enviar os textos traduzidos. Em todos os números teremos um dossiê temático – no caso do primeiro número é sobre o pensamento do Jacques Ellul e pretendemos publicar algum texto traduzido dele. Mas teremos também em todos os números a seção livre. No entanto, como a revista será registrada não queremos ter problemas com os direitos autorais (isso para obras mais recentes). Estamos abertos à pluralidade de interpretações para compreensão dos fenômenos sociais e culturais relacionados a espiritualidade. Se você entende que alguns textos de Emma Goldman ou de teoria anarquista estão de alguma forma relacionados a espiritualidade, envie-nos.
      Mantenha a chama acesa!!
      Um forte abraço,

    • Você pode baixar todos os arquivos .pdf com os textos da revista no próprio blog. Se preferir podemos enviar por e-mail.

  2. Congratulaiton! Gostei muito desta Revista e gostaria de me cadastrar no site. Foi indicaçao do Amigo Frather Darci. Um abraço
    Natividade Pereira de Boston, MA

  3. oi pessoal. sou encanandor, ex estudante de sociologia e apaixonado pela figura e pela idéia que representa jesus…

    bem, na real queria saber como consigo a revista impressa…pq inda não me adaptei a ler pela tela…

    abraço, jáder

    • Olá, Jader,
      A revista só está disponível no formato eletrônico, mas estamos pensando em fazer versões impressas (fotocopiadas e encadernadas) para enviar por correio, sendo que o valor dependerá do número de páginas de cada edição e do valor da cópia. Precisamos fazer as matrizes e o levantamento destes valores.
      Abraço,
      Silas

  4. Olah! Vcs trabalham com meditacao? Gostaria de umas dicas para iniciar o trabalho com um grupo que mescle espiritualidade e luta libertaria. Valeu!

    • Ola, Lu,
      Infelizmente ainda nao trabalhamos com meditacao nos encontros, mas alguns membros do coletivo praticam. Talvez seja bacana marcar um encontro especifico para falarmos sobre isso. Contamos com suas dicas.
      Abraco,

  5. Pingback: VII Feira Anarquista de São Paulo (13/11/2016) | Espiritualidade Libertária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s